sábado, 28 de janeiro de 2017

Urutau - O pássaro mestre do disfarce.

   Você já ouviu falar do Urutau? Ele é um pássaro que pode ser encontrado no Brasil, que tem 37 cm e tem um comportamento incomum.



   Ele é uma ave de hábitos noturnos, com olhos graúdos para enxergar a noite, e aproveita a boca enorme para se alimentar de diversos insetos, mas durante o dia ele dorme.
   Seu nome, Urutau, vem do tupi, e significa pássaro fantasma. Os nativos colocaram nele esse nome por causa de seu hábito curioso. Para se esconder de seus predadores ele pousa sobre uma árvore e fica totalmente imóvel, imitando um tronco.


   Ele consegue ficar o dia todo imóvel mas mesmo com os olhos fechados ele consegue olhar através das pálpebras e só sai do lugar se entender que foi descoberto. Suas penas parecem a casca do tronco. É uma ave de clima quente e pode ser achado aqui no Brasil


   O Urutau é uma fonte de lendas nativas devido a sua exoticidade. Uma dessas lendas conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.
  

   Você já conhecia essa ave? Como a natureza é incrível não é verdade?

sábado, 14 de janeiro de 2017

Jaglion - Cruzamento de uma onça com um leão.

   Leões e onças são dois animais imponentes e belos, que estão no alto da cadeia alimentar, no seu habitat natural. Já imaginou se fosse possível ocorrer o cruzamento desses animais?
   Normalmente esse cruzamento não seria possível, uma vez que a onça vive na América Central e do Sul, ao passo que o leão vive em regiões africanas e asiáticas.


   Contudo esse cruzamento terminou acontecendo por uma situação inusitada. 
   No zoológico de  Bear Creek Wildlife Sanctuary uma onça negra macho, chamada Diablo foi criada junto com uma leoa chamada Lola. 
   Onça e leoa desde pequenininhas se tornaram inseparáveis. Cresceram se tornando grandes amigos para o deslumbre dos visitantes do zoológico.


   Quando ambos se tornaram adultos, em certo momento começaram a tentar separa-los. Foi observado que quando separados eles ficavam deprimidos. Contudo quando Lola, a leoa entrou no cio, em abril de 2006, eles resolveram mante-los separados por precaução, embora não acreditassem que a fecundação poderia acontecer. Mas o improvável aconteceu. A onça Diablo conseguiu chegar até a leoa e terminaram cruzando. Desse cruzamento nasceram dois lindos filhotes. Um deles puxou a cor negra do pai, causada por um gene melanínico, ao passo que o outro nasceu com a cor característica dos leões, mas com as pintas pretas da onça.


   O filhote macho recebeu o nome de Tsunami e o filhote fêmea recebeu o nome de Jahzara.


   Obviamente eles se tornaram sensação no zoológico pela sua beleza e exoticidade. 
   E você, já tinha ouvido falar do Jaglion alguma vez? O que achou deles?

domingo, 8 de janeiro de 2017

Corujas- Aves encantadoras que fascinam as pessoas.

   Já notou como as corujas são encantadoras? Dificilmente alguém não fica fascinado quando na presença delas. No mundo todo existem mais de duzentas espécies de corujas, com os mais variados formatos de plumagem, vivendo em diversos habitats e comendo alimentos diferentes.


   São aves de hábitos noturnos e são carnívoras, caçando animais pequenos para se alimentar. Se você achar uma de dia certamente estará dormindo.
   Elas tem ótimos olhos, que ficam virados para a frente. Para enxergar em diversas direções elas precisam movimentar a cabeça de um lado para o outro, sendo que elas conseguem virar a cabeça em até 270 graus. Mas em compensação elas tem uma fantástica visão de profundidade e conseguem enxergar a grandes distâncias.  


   Outra característica das corujas é que, entre as aves, ninguém tem uma audição tão poderosa quanto a delas. Acredite, com sua audição, elas conseguem detectar uma presa, mesmo a grandes distâncias, ainda que elas estejam em escuridão completa.
   Devido a essas características ela é associada a qualidade da sabedoria entre os animais.


    Diferente da maioria das aves, os seus ovos não são ovais, mas são praticamente redondos. Elas tem um voo bastante silencioso, que as ajuda na hora de capturar a presa, e são muito territorialistas. Por isso tenha cuidado se notar que está invadindo o território de uma delas, em especial se elas tiverem cuidando de seus filhotes.
    Infelizmente foi criada uma superstição em torno da coruja. O de que a visão de uma coruja emitindo seus sons seria um prenúncio de morte de alguém próximo. Por isso muitas foram mortas injustamente.
   

   Depois de aprender mais sobre essas aves, nos diga se você não as acha incríveis?